quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

@ London 08-Dez-2007


Brrrrrr......^2

Quase um mês depois, ainda mais frio. Hoje as folhas estiveram congeladas o dia todo, as poças de água também estão sólidas. Até estiveram umas semanas sem muito frio, mas agora com o Natal à porta voltou o gelo. Foi a chuva, veio o Sol...mas este Sol traz frio.

Não se pode estar na rua, mesmo. O que safa é o aquecimento central...mas ainda não recebi a conta do gás não sei o que me espera.

Sábado estive em Londres com os meus pais que estão de visita, e fomos nós e para aí metade da população do país, porque estava tanta gente nas zonas comerciais que fecharam o metro, só deixavam sair pessoas, nada de entrar. Lá apanhámos 1 autocarro, e por todo o lado os passeios estavam inundados de pessoas.

De resto, tudo bem, ainda a tentar adaptar-me ao país (o clima não ajuda).

Daqui a pouco mais de 1 semana já estou aí para 1 Natal um bocadinho mais quente (mas acho q vai fazer falta o aquecimento da casa).

Beijinhos

trishia (freezing) @ UK

sábado, 17 de novembro de 2007

Brrrrrr......

Que frio que faz por aqui. Hoje fui comprar um chapéu para me proteger melhor.

De manhã quando saio para o trabalho está tudo gelado. E como por volta das 4.30 já é noite, quando saio também já está a ficar fresquito. O que me vale é o aquecimento central.

Não apetece pôr o nariz de fora de casa. O fim de semana passado estive em Londres, ainda não estava assim tanto frio felizmente. Estive em Portobello Road mas não consegui emcontrar o café português que me disseram que lá há (embora tenha visto uma senhora a passar com um saco de lá), o guia de Londres tinha o nº da porta mas não especificava a rua, o que não ajuda muito. Estive também no British Museum, que tem coisas fantásticas embora a maior parte não muito british. :-)

Beijinhos grandes.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tanto para ver...e tão pouco tempo

Faz Domingo duas semanas que fui aos jardins botânicos de Kew, são lindíssimos mas enormes não deu para ver nem metade. Têm imensas estufas, esta é uma delas, a dos nenúfares. Infelizmente, desta vez não consegui ver uma parte que é uma paisagem japonesa e que deve ser lindíssimo. E em vez de pombos a lutar pela comida da esplanada, eles têm esquilos, são tão giros.

Disseram-me que há uma pastelaria/supermercado português em Londres, ao pé do Portobello Market. Tenho que lá ir um dia destes e comer um pastel de nata.

Já fui 4 vezes a Londres, mas falta ainda conhecer tanta coisa...

Beijinhos para todos

trishia @ UK

sábado, 20 de outubro de 2007

Ligada ao mundo...

Depois de umas semanas de isolamento e correria para o centro de computadores, já tenho a minha internet. E a televisão...não que a programação seja grande coisa. Mas sempre ajuda a ir-me habituando ao inglês britânico.

Ontem fui jantar com um grupo de colegas de trabalho, e foi engraçado que éramos praticamente 1 de cada país, com representação de todos os continentes excepto África. Fomos a um indiano...o que não falta neste país são restaurantes indianos e thai (há pelo menos 2 de cada aqui emWare). Eles até dizem que a galinha tikka masala é um prato nacional.

Entretanto tenho dado uns saltos a Londres, que nunca rendem como eu queria. Ha tanto para ver. Amanhã vou visitar os jardins botânicos de Kew que dizem que são lindíssimos.

sábado, 6 de outubro de 2007

O tempo voa...

Acabei ontem a 3a semana de trabalho. Tive que ir confirmar no calendario, parecia impossivel que fosse tanto tempo. Parece que os dias voam, e ha ainda tanto para aprender.

Os dias estao a ficar frios. Esta semana fui jantar a Londres com uns colegas de curso, e apanhei uma constipacao. Deve ser o prato do dia ca porque eles tem umas mega caixas de lencos no supermercado e mesmo no trabalho existem caixas de lencos no armario do material de escritorio.

As saudades comecam a apertar, agora que ja estou mais instalada e nao ando a correr de um lado para o outro. Nao consigo evitar sentir-me um bocadinho deslocada, embora isso seja mais do que de esperar. Afinal, este nao e o meu pais e muitas coisas sao estranhas para mim.

Para a semana chega a minha TV (e o micro-ondas), fico um bocadinho mais equipada e tambem deve ajudar a sentir-me mais em contacto com a realidade daqui.

Em relacao a comida: No trabalho, nao me posso queixar da cantina, a comida e boa e tem sempre muita variedade. Em casa, tem sido um desafio coordenar as doses grandes em que eles vendem tudo com o meu mini frigorifico e respectivo microcongelador. Ha algumas coisas que me fazem falta mas la vou descobrindo alternativas.

trishia @ Ware

sábado, 29 de setembro de 2007

Acabou-se a escravidao, ja tenho maquina de lavar. lol
Foram por uma maquina nova ontem.

Esteve frio aqui esta semana. Na quarta ia gelando, tive que ir a uma entrevista para ter numero de seguranca social e estive mais tempo na rua a espera dos autocarros. Felizmente de noite nao sinto frio, por causa do aquecimento. Mas preciso de calcado quentinho.

Tambem foi a primeira semana que choveu varios dias. Um dos meus colegas disse que agora e sempre assim ate ao proximo Verao. Mas hoje esta bom tempo, nem chuva nem frio.

trishia @ Ware

2ª semana de trabalho... (24 Setembro 2007)

Começou com chuva. Estava a chover a potes 5 min antes de sair de casa. Felizmente melhorou quando saí, embora não tenha parado. O caminho à beira do rio ficou encharcado, tive que ir à volta.

Já me sinto um bocadinho mais dentro das coisas, embora haja tanto para aprender que às vezes me sinto sem saber o que devo dar prioridade. A semana passada foi 1 correria entre o trabalho e tentar resolver as coisas que faltam para ficar completamente instalada. Aqui fecha tudo muito cedo, o que quer dizer que tenho ½ hora para ir a alguma loja ou 1 h para ir à net (sem contar com o tempo que demoro a chegar da fábrica ao centro, que felizmente nunca é muito). Como ando a tentar escolher um servidor de internet e também comprar uma TV (se puser cabo sai mais barato que a instalação da linha telefónica), não tive tempo para dar notícias.

Uma experiência muito gira: dar pão aos cisnes. Quando me aproximei do rio estavam só 4 ou 5 mas, à medida que fui começando a deitar os bocados de pão para a água, começaram a vir cada vez mais. No fim, parecia que estavam todos ali (e todos ainda são bastantes). Foi muito bonito, embora tenha ficado com pena dos que vieram no fim porque o pão entretanto acabou.

Este sábado foi passado em limpezas e lavagens (a máquina de lavar está avariada e tive que lavar alguma roupa na banheira – até toalhas). Felizmente lá consegui perceber qual é o botão que faz funcionar o forno (na 5ª feira comprei um jantar rápido, só aquecer no forno, mas quando o tentei ligar nada). Foi o senhor que veio arranjar a máquina que descobriu como ligá-lo. Aqui todas as tomadas têm um interruptor na parede (isso eu já tinha percebido, até é bom para poder desligar os electrodomésticos grandes sem ter que os arrastar). Mas o interruptor do forno e do exaustor é comum: para cima, liga o exaustor, para baixo o forno. (E esta, hem?)

No Domingo, fui a Londres (mas estava tão cansada da véspera que só apanhei o comboio do 12.00). Fui encontrar-me com uma “colega emigrante” que conheci antes de sair dePortugal. Vi Piccadilly Circus e Chinatown (é engraçado ver os supermercados deles, as placas das ruas com nomes em Inglês e Chinês). Depois ainda passámos em Buckingham e fomos a pé até Westminster ver o rio, o Big Ben (que é mesmo Big) e o Parlamento.



Espero que esteja tudo bem por aí. Vão dando novidades, eu não sei nada do que se passa no país e no mundo, sem TV nem internet. Se eu não responder logo não levem a mal, o meu acesso à internet é muito limitado. Até breve. Tenho que ir tratar do jantar, que a barriga já dá horas...

trishia @ Ware (24-09-2007)

1º dia de trabalho... (17 Setembro 2007)

Muitas caras novas, muita coisa para aprender...senti-me um bocado perdida e à deriva. Mas acho que deve passar com o tempo. Amanhã é outro dia. Depois do trabalho não há muito o que fazer, as lojas todas a fechar excepto os pubs. Ainda sem acesso à internet, e que falta me faz. Estou completamente desligada do mundo, sem TV e net. Esta semana está mais fresco aqui, mas parece que em Portugal também não está grande coisa.

trishia @ Ware (17-09-2007)

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Quase instalada

Depois de uns dias muito intensos, está finalmente quase tudo arrumado. Graças à ajuda da minha mãe, sem ela teria demorado imensamente mais tempo, além de não conseguir imaginar como me teria desembaraçado com os meus...ups...talvez 80 kg de bagagem, principalmente na parte de ir assinar o contrato à agência que fica num primeiro andar, ao qual se sobe por uma escada estreitinha.

Ainda palmilhei um bocado, entre limpar a casa e arrumar as coisas, fazer as primeiras compras e dar os passos burocráticos necessários. Falta ainda ver como vai ser com o telefone e a Internet, estou a escrever em casa e amanhã vou passar no centro dos computadores, sempre se poupa uns trocos com o copy paste.Também ainda não tenho acesso total à conta bancária mas já tenho cartão de crédito, que serve para desenrascar se for preciso.

As primeiras impressões da vida em Inglaterra são positivas, as pessoas são simpáticas e hoje enquanto estava ao telefone com um funcionário do fornecedor de luz/gás, entre vários “espere 2 segundos, por favor” e “estou a pôr os dados no sistema”, quase ficámos amigos...lol...eu acabei por lhe explicar que era portuguesa e tinha acabado de chegar (o meu apelido com os seus rr é um desafio para eles), falámos do tempo, do frio que aqui faz no Inverno, e da neve...

O que me traz à minha primeira observação: eles resolvem quase tudo pelo telefone. Para marcar entrevista para inscrição na segurança social, a gestão da minha conta, para me registar para pagar o Council tax (vulgo contribuição autárquica), para fazer os contratos de luz e gás... Mesmo quando vamos aos sítios de atendimento ao público têm telefones disponíveis para ligarmos para outros lados e tratar das coisas. Os serviços devem estar mais centralizados.

No entanto, a parte de falar ao telefone não ajuda muito, porque acrescenta um grau de dificuldade para perceber o que eles dizem. Em certas palavras ou expressões menos familiares, parece que o meu cérebro desliga e deixa de reconhecer o inglês. Há-de passar com o tempo.

Observação nº 2: não vendem (ou eu ainda não fui capaz de encontrar) álcool etílico. Quando perguntei pelo álcool a um funcionário no Tesco, ele simpaticamente foi-me mostrar a zona das bebidas alcoólicas (as figuras que uma pessoa faz). Existe uma coisa - spirit - à venda no Boots (que é uma espécie de farmácia, tipo aquelas que começam a aparecer nos nossos supermercados) que supostamente servirá para desinfectar mas é produzida pela BP e cheira mesmo a derivado de petróleo.

Outra coisa que já tinha visto quando vim à entrevista, é que existe pacotes de sumo de romã (aka pomegranate). Eu adoro romã, havia uma romãzeira enorme no quintal da minha avó, mas nunca tinha comido sem ser do fruto.

Ainda tenho umas coisas que tratar amanhã (6ª feira) mas gostava de tentar dar um pulo a Londres no sábado, hoje fui só de passagem ao consulado português, perto de Regent’s Park. Domingo é para descansar e preparar para o grande dia.

Beijinhos grandes para todos, espero ter notícias vossas em breve.

PS - o sofa-cama esta aprovado, e ainda sobra chao, a sala e' relativamente grande

trishia @ Ware

No aeroporto, antes do check-in


quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Primeiras novidades

Ola!

Ca' estou eu, na minha vida nova. Ainda a meio de estar instalada.

O voo correu bem, vim a dormir o tempo quase todo porque me levantei as 5 da manha. Paguei 50 kg de excesso de bagagem, tinha 5 malas. Acabei por vir de taxi de Heathrow para Ware e gastar quase uma fortuna. Mas se nao fosse assim, nunca mais ca chegava.

Fui a agencia assinar o contrato e buscar as chaves e la' conseguimos carregar tudo para cima, felizmente e' so' 1o andar. Agora tenho andado a correr de 1 lado para o outro, tanta coisa para tratar: os contratos de luz e gas, o banco, seguranca social, comprar coisas para a casa...

Vim so aqui a correr para dar umas novidades, espero ter tempo em breve para escrever mais um bocadinho.

Beijinhos para todos e obrigado por todo o apoio.

trishia @ UK

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

T - 1 semana

Por esta hora, daqui a uma semana já estarei em Inglaterra a caminho de Ware, para assinar o contrato de arrendamento e receber as chaves da minha casa nova.

O tempo está a apertar e ainda há tanto por fazer, o mais difícil é decidir o que devo levar e o que vai ter de ficar cá. Afinal de contas, não posso levar a casa toda.

trishia @ Lisbon

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

23 Wickhams Wharf - II


Já de volta a Portugal, aqui estão umas fotografias de Ware e do sítio onde vou morar. A primeira é do rio (canal) que atravessa Ware. Se quiser posso ir para o trabalho por um caminho na margem. Tanto a minha casa como a fábrica ficam na margem do rio.


Esta é a rua principal de Ware (High Street), e praticamente a única onde existe comércio. A minha casa fica perto dum dos extremos e a fábrica próximo do outro.

Em baixo, a entrada de Wickhams Wharf, o condomínio onde vou morar. Na segunda imagem, uma vista do lado do edifício para onde dão as minhas janelas e, em seguida, uma aproximação da minha "vista para o rio".


trishia back @ Lisbon

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

23 Wickhams Wharf

Vai ser a minha morada em Inglaterra.

Correu bem a procura de casa, embora a primeira que vi me tenha deixado preocupada. Era horrivel, mobilia manhosa, assim 1 cheiro de humidade... Felizmente as seguintes eram melhores. Vi varias bastante boas e uma completamente nova mas sem mobilia.

Acabei por me decidir por uma casa de 1 quarto (mas tem sofa-cama na sala para as visitas), toda mobilada e mesmo 'a beira do rio . Pareceu-me muito agradavel, e esta' bem equipada. Fica no centro de Ware, talvez a 10 min a pe da fabrica e proximo da estacao de comboio.

Amanha ja estou de volta. Vou ver se consigo tirar umas fotos do exterior do condominio, para vos mostrar.

trishia @ Ware

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ware, Hertfordshire - Primeiras impressoes

Ola'!

Ca' estou eu na localidade onde vou estar a morar daqui a menos de 1 mes (ignorem a falta de assentos, essa opcao nao esta' disponivel nestes teclados). Ontem embarquei em Lisboa por volta das 14 mas so' cheguei a Ware pelas 20.30. Fiquei 2 h no aeroproto de Luton 'a espera de autocarro. Tenho que optimizar esta viagem, demoro mais do aeroporto aqui do que de Lisboa a Luton.

Estou num B&B que tem por baixo um pub e um restaurante tailandes. Passei a manha a passear na rua principal, fui espreitar a fabrica mas so' vou la' na sexta. O sitio e' bonito, tem um rio cheio de cisnes e num jardim mesmo ao lado da fa'brica vi um esquilo 'a solta (fugiu antes de o conseguir fotografar). Descobri o Tesco local, fica escondido ao lado da rua principal, ja' nao morro de fome. (Tesco e' uma grande cadeia de supermercados ingleses - em Hertford, onde parei para mudar de autocarro existe um enorme que esta' aberto 24 h/dia, exc Domingo).

Consegui ainda nao ter sido atropelada a atravessar a estrada, mas principalmente porque a rua principal tem montes daqueles botoes em que os peoes devem carregar para ter sinal verde. E' um desafio tentar acertar com o sitio donde os carros podem vir.

Amanha e' o grande dia: vou tentar encontrar um sitio para morar. Sexta-feira regresso a Portugal, para as ultimas 3 semanas antes do inicio desta minha aventura.

trishia @ Ware

terça-feira, 31 de julho de 2007

Uma breve introdução...

Olá! Bem-vindo a este blog, criado para partilhar com amigos e família as aventuras e desventuras da minha vida no Reino Unido (mais precisamente Inglaterra, em Ware, uma cidade 40 km a norte de Londres, no condado de Hertfordshire).

Um dia, no processo desesperante de tentar encontrar um emprego em Portugal para alguém com as minhas qualificações, resolvi responder a um anúncio que pedia alguém para Inglaterra com experiência na área em que fiz o doutoramento.

Pensei: "E porque não? Talvez tentar a sorte lá fora seja melhor do que passar o resto da vida em Portugal a queixar-me da falta de oportunidades". E concorri. Acho que não voltei a pensar nisso até receber um e-mail, chamaram-me para uma entrevista. E eu...meti-me no avião e fui.

Depois de 1 mês sem notícias, recebi outro e-mail com uma proposta de trabalho. E eu aceitei, estava na altura de andar com a vida para a frente. Um ano à procura de emprego em Portugal e só fui chamada para uma entrevista.

E é assim que vou no próximo dia 14 de Agosto a Ware tentar arranjar um sítio para morar e, se não houver atrasos, vou estar a viver lá a partir de 10 de Setembro.

Até lá, tanta coisa para tratar, tantas decisões,tantas mudanças...

trishia (still) @ Lisbon