sábado, 29 de setembro de 2007

Acabou-se a escravidao, ja tenho maquina de lavar. lol
Foram por uma maquina nova ontem.

Esteve frio aqui esta semana. Na quarta ia gelando, tive que ir a uma entrevista para ter numero de seguranca social e estive mais tempo na rua a espera dos autocarros. Felizmente de noite nao sinto frio, por causa do aquecimento. Mas preciso de calcado quentinho.

Tambem foi a primeira semana que choveu varios dias. Um dos meus colegas disse que agora e sempre assim ate ao proximo Verao. Mas hoje esta bom tempo, nem chuva nem frio.

trishia @ Ware

2ª semana de trabalho... (24 Setembro 2007)

Começou com chuva. Estava a chover a potes 5 min antes de sair de casa. Felizmente melhorou quando saí, embora não tenha parado. O caminho à beira do rio ficou encharcado, tive que ir à volta.

Já me sinto um bocadinho mais dentro das coisas, embora haja tanto para aprender que às vezes me sinto sem saber o que devo dar prioridade. A semana passada foi 1 correria entre o trabalho e tentar resolver as coisas que faltam para ficar completamente instalada. Aqui fecha tudo muito cedo, o que quer dizer que tenho ½ hora para ir a alguma loja ou 1 h para ir à net (sem contar com o tempo que demoro a chegar da fábrica ao centro, que felizmente nunca é muito). Como ando a tentar escolher um servidor de internet e também comprar uma TV (se puser cabo sai mais barato que a instalação da linha telefónica), não tive tempo para dar notícias.

Uma experiência muito gira: dar pão aos cisnes. Quando me aproximei do rio estavam só 4 ou 5 mas, à medida que fui começando a deitar os bocados de pão para a água, começaram a vir cada vez mais. No fim, parecia que estavam todos ali (e todos ainda são bastantes). Foi muito bonito, embora tenha ficado com pena dos que vieram no fim porque o pão entretanto acabou.

Este sábado foi passado em limpezas e lavagens (a máquina de lavar está avariada e tive que lavar alguma roupa na banheira – até toalhas). Felizmente lá consegui perceber qual é o botão que faz funcionar o forno (na 5ª feira comprei um jantar rápido, só aquecer no forno, mas quando o tentei ligar nada). Foi o senhor que veio arranjar a máquina que descobriu como ligá-lo. Aqui todas as tomadas têm um interruptor na parede (isso eu já tinha percebido, até é bom para poder desligar os electrodomésticos grandes sem ter que os arrastar). Mas o interruptor do forno e do exaustor é comum: para cima, liga o exaustor, para baixo o forno. (E esta, hem?)

No Domingo, fui a Londres (mas estava tão cansada da véspera que só apanhei o comboio do 12.00). Fui encontrar-me com uma “colega emigrante” que conheci antes de sair dePortugal. Vi Piccadilly Circus e Chinatown (é engraçado ver os supermercados deles, as placas das ruas com nomes em Inglês e Chinês). Depois ainda passámos em Buckingham e fomos a pé até Westminster ver o rio, o Big Ben (que é mesmo Big) e o Parlamento.



Espero que esteja tudo bem por aí. Vão dando novidades, eu não sei nada do que se passa no país e no mundo, sem TV nem internet. Se eu não responder logo não levem a mal, o meu acesso à internet é muito limitado. Até breve. Tenho que ir tratar do jantar, que a barriga já dá horas...

trishia @ Ware (24-09-2007)

1º dia de trabalho... (17 Setembro 2007)

Muitas caras novas, muita coisa para aprender...senti-me um bocado perdida e à deriva. Mas acho que deve passar com o tempo. Amanhã é outro dia. Depois do trabalho não há muito o que fazer, as lojas todas a fechar excepto os pubs. Ainda sem acesso à internet, e que falta me faz. Estou completamente desligada do mundo, sem TV e net. Esta semana está mais fresco aqui, mas parece que em Portugal também não está grande coisa.

trishia @ Ware (17-09-2007)

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Quase instalada

Depois de uns dias muito intensos, está finalmente quase tudo arrumado. Graças à ajuda da minha mãe, sem ela teria demorado imensamente mais tempo, além de não conseguir imaginar como me teria desembaraçado com os meus...ups...talvez 80 kg de bagagem, principalmente na parte de ir assinar o contrato à agência que fica num primeiro andar, ao qual se sobe por uma escada estreitinha.

Ainda palmilhei um bocado, entre limpar a casa e arrumar as coisas, fazer as primeiras compras e dar os passos burocráticos necessários. Falta ainda ver como vai ser com o telefone e a Internet, estou a escrever em casa e amanhã vou passar no centro dos computadores, sempre se poupa uns trocos com o copy paste.Também ainda não tenho acesso total à conta bancária mas já tenho cartão de crédito, que serve para desenrascar se for preciso.

As primeiras impressões da vida em Inglaterra são positivas, as pessoas são simpáticas e hoje enquanto estava ao telefone com um funcionário do fornecedor de luz/gás, entre vários “espere 2 segundos, por favor” e “estou a pôr os dados no sistema”, quase ficámos amigos...lol...eu acabei por lhe explicar que era portuguesa e tinha acabado de chegar (o meu apelido com os seus rr é um desafio para eles), falámos do tempo, do frio que aqui faz no Inverno, e da neve...

O que me traz à minha primeira observação: eles resolvem quase tudo pelo telefone. Para marcar entrevista para inscrição na segurança social, a gestão da minha conta, para me registar para pagar o Council tax (vulgo contribuição autárquica), para fazer os contratos de luz e gás... Mesmo quando vamos aos sítios de atendimento ao público têm telefones disponíveis para ligarmos para outros lados e tratar das coisas. Os serviços devem estar mais centralizados.

No entanto, a parte de falar ao telefone não ajuda muito, porque acrescenta um grau de dificuldade para perceber o que eles dizem. Em certas palavras ou expressões menos familiares, parece que o meu cérebro desliga e deixa de reconhecer o inglês. Há-de passar com o tempo.

Observação nº 2: não vendem (ou eu ainda não fui capaz de encontrar) álcool etílico. Quando perguntei pelo álcool a um funcionário no Tesco, ele simpaticamente foi-me mostrar a zona das bebidas alcoólicas (as figuras que uma pessoa faz). Existe uma coisa - spirit - à venda no Boots (que é uma espécie de farmácia, tipo aquelas que começam a aparecer nos nossos supermercados) que supostamente servirá para desinfectar mas é produzida pela BP e cheira mesmo a derivado de petróleo.

Outra coisa que já tinha visto quando vim à entrevista, é que existe pacotes de sumo de romã (aka pomegranate). Eu adoro romã, havia uma romãzeira enorme no quintal da minha avó, mas nunca tinha comido sem ser do fruto.

Ainda tenho umas coisas que tratar amanhã (6ª feira) mas gostava de tentar dar um pulo a Londres no sábado, hoje fui só de passagem ao consulado português, perto de Regent’s Park. Domingo é para descansar e preparar para o grande dia.

Beijinhos grandes para todos, espero ter notícias vossas em breve.

PS - o sofa-cama esta aprovado, e ainda sobra chao, a sala e' relativamente grande

trishia @ Ware

No aeroporto, antes do check-in


quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Primeiras novidades

Ola!

Ca' estou eu, na minha vida nova. Ainda a meio de estar instalada.

O voo correu bem, vim a dormir o tempo quase todo porque me levantei as 5 da manha. Paguei 50 kg de excesso de bagagem, tinha 5 malas. Acabei por vir de taxi de Heathrow para Ware e gastar quase uma fortuna. Mas se nao fosse assim, nunca mais ca chegava.

Fui a agencia assinar o contrato e buscar as chaves e la' conseguimos carregar tudo para cima, felizmente e' so' 1o andar. Agora tenho andado a correr de 1 lado para o outro, tanta coisa para tratar: os contratos de luz e gas, o banco, seguranca social, comprar coisas para a casa...

Vim so aqui a correr para dar umas novidades, espero ter tempo em breve para escrever mais um bocadinho.

Beijinhos para todos e obrigado por todo o apoio.

trishia @ UK

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

T - 1 semana

Por esta hora, daqui a uma semana já estarei em Inglaterra a caminho de Ware, para assinar o contrato de arrendamento e receber as chaves da minha casa nova.

O tempo está a apertar e ainda há tanto por fazer, o mais difícil é decidir o que devo levar e o que vai ter de ficar cá. Afinal de contas, não posso levar a casa toda.

trishia @ Lisbon