quarta-feira, 17 de junho de 2009

Verão, para onde foste?

A conduzir do lado errado



Pois é, já há 2 meses que comprei um carro, um Clio com 10 anos, que tem aquela curiosa característica de ter o volante do lado errado.

Agora até já nem vou para o lado errado da estrada e só quando estou mesmo muito distraída é que me dirijo à porta do passageiro para entrar. Até estou orgulhosa da minha habilidade de conduzir em contra-mão. Manobras é que não é muito comigo, parece que os pontos de referência desapareceram (mesmo a marcha atrás não é lá muito intuitiva, ainda não me habituei a virar o corpo todo ao contrário).

Os ingleses, com a sua mania de serem diferentes... Um dia destes ia morrendo de susto quando me aparece pela frente, naquilo que em Portugal seria pelo menos um IP, um tipo de bicicleta. Como ia um carro ao meu lado,não podia ir para a outra faixa pelo que me vi obrigada a travar (quase) a fundo, acho que se passasse ao lado do homem a 70 milha/hora (isto é qq coisa entre 100 e 120 km).

Os limites de velocidade também são difíceis de perceber, tanto podemos ir a 40 dentro das localidades (o normal é 30) como temos que ir a 40 ou 50 numa estrada com duas faixas de cada lado e separador central.E têm um sinal, eles chamam-lhe o sinal de limite de velocidade nacional. Mas demorou-me a assimilar que isso que dizer que é usado para velocidades diferentes (o que o sinal indica é que numa dada estrada se pode ir à velocidade máxima permitida para aquele tipo de estrada), não sei por quê meti na cabeça que era sempre a mesma velocidade e andei uns tempos sem perceber porque é que o limite de velocidade era o mesmo nas estraditas entre aldeias e nas auto-estradas... ;-)

Deixo-vos uma foto do carrito...e lá para daqui a 2 anos devo dar notícias outra vez
Beijinhos
Patrícia